Sua empresa quer exibir seus produtos em uma feira de negócios em outro país? Você está buscando introduzir algum equipamento sofisticado que sua empresa desenvolveu para potenciais consumidores internacionais?

O ATA Carnet é um documento internacional aduaneiro que permite por até um ano a isenção de impostos para a exportação e importação de bens.

As iniciais “ATA” são um acrônimo das palavras em francês e em inglês “Admission Temporaire/Temporary Admission”, em português “Admissão Temporária”.

Administrado pela ICC, por meio do ATA Carnet Council da World Chambers Federation, o sistema ATA é uma demonstração de parceria efetiva entre empresas e aduanas para agilizar o comércio internacional.

O ATA Carnet cobre:

  • Amostras comerciais
  • Equipamento profissional
  • Bens para apresentação ou uso em feiras de comércio, shows, exibições e derivados

Por exemplo, o ATA Carnet é frequentemente utilizado para a admissão temporária de computadores, ferramentas de reparação, equipamentos de fotografia e filmagem, instrumentos musicais, maquinário industrial, veículos, jóias, roupas, aparelhos médicos, aeronaves, cavalos de raça, obras de arte, relíquias pré-históricas, trajes de ballet e sistema de som de bandas de rock.

Atualmente, o ATA Carnet está em vigor em 75 países.

No Brasil, a Confederação Nacional da Indústria (CNI) foi selecionada pela Receita Federal Brasileira para atuar como entidade garantidora, responsável pela emissão e controle dos Carnets no país. O sistema de emissão e recepção do ATA Carnets está sendo implementado dentro do Sistema Indústria.

Clique aqui para visualizar o folder de apresentação do ATA Carnet.